AULA 6 - APARTAMENTO 2D e 3D

 



Para o 3D desta planta, configuramos as layers e usamos o comando OVERKILL para eleminar tudo o que fosse linhas extra que não fossem necessárias.


Começando na layer "paredes", e usando plines , traçamos sobre todas as paredes da nossa planta. Repetimos este processo para todos os outros elementos do desenho na sua layer correspondente

O primeiro EXTRUDE que fizemos é o da laje, com -30cm no interior e -15cm na varanda, depois fizemos um EXTRUDE com -2cm nos pavimentos e fizemos uma cópia desses pavimentos a 30m. Para a Laje interior subtraimos os pavimentos interiores e movemos a copia dos mesmos para encaixar um dentro do outro;
Para as paredes fizemos um EXTRUDE de 3 metros;Para o teto copiamos os pavimentos interiores 2,75m para cima. Mudamos os objetos para a layer certa e usámos o comando UNION A laje de cobertura é feita com o comando RECTANGLE e fizemos um retângulo com a área exterior do apartamento com 30cm de expessura usando o EXTRUDE. Para a laje de cobertura da varanda voltamos a usar o comando RECTANGLE na área da varanda e movemo-lo para o ponto em que toca na laje de cobertura interior, e terminamos fazendo um EXTRUDE de -15cm;Na varanda, para fazermos o passa-mãos fizemos um EXTRUDE de 2cm, e um COPY de 1,08m para cima. Depois fizemos um MOVE do vidro de 2cm para cima e um EXTRUDE de 1,06cm (para ficar entre os perfis);


Para fazer as portas fizemos um REC no topo das paredes e fizemos um EXTRUDE para baixo, depois subtraimos o volume dos tetos (SUBTRACT) e repetimos este processo para todas as portas.

Para as aduelas traçamos o "caminho" da porta por onde a aduela passa, mudamos a UCS e rodamos a polilinha da aduela para ficar perpendicular ao desenho da porta, voltamos a pôr a UCS em world e usamos o comando SWEEP na aduela e selecciomando o traçado da porta.Voltamos a mudar a UCS para rodar a aduela para a posição certa;

Para a porta, fizemos um extrude e 2,2m;


Para os caixilhos e janelas, medimos a área total do rectângulo e fizemos um REC com essa medida. Fizemos um OFFSET para dentro com a expessura do caixilho e fizemos um EXTRUDE dos 2 rectângulos de 5cm, depois subtraímos o interior ao exterior. Para o vidro fizemos um REC e um EXTRUDE de 1cm, e colocámos o vidro no interior do caixilho, usando o ponto médio das duas expessuras.

Com este objeto criado, fizemos um BLOCK para ser mais fácil de o alterar (quando temos um objeto que se repete várias vezes, compensa torná-lo num block, para podermos editar todos mais facilmente).

De seguida mudamos a UCS para conseguirmos rodar a janela para a posição certa, e movemo-la para o sitio certo.

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